Cine&Music,

Explicando o vídeo: Look What You Made Me Do – Taylor Swift

Depois de um tempo sem novidades, Taylor Swift chegou quebrando tudo. O clipe para sua nova música “Look What You Made Me Do”  já bateu o recorde de vídeo mais assistido do Youtube em 24 horas. O clipe, assim como a letra da música, fala sobre as diversas polêmicas referentes à artista, mas é difícil pegar todas as “indiretas”.

Então, aqui estão alguns detalhes sobre o vídeo – e obrigada à Maria Eduarda Gaia pela ideia pra este post! Assista ao vídeo e confira a explicação:

Cemitério

No primeiro take podemos ver um cemitério de cima, porém lápides formam as letras TS (Taylor Swift).
Em seguida uma Taylor Zumbi aparece com o vestido de Out Of The Woods (acabando com a era 1989), na lápide onde está escrito “Here lies Taylor Swifts Reputation” (Aqui Jaz A Reputação de Taylor Swift).

taylor swift reputation look what you made me do explicação videoclipe

Em uma das lápides podemos ver escrito Nils Sjöberg, pseudônimo usado pela artista na música This Is What You Came For. A faixa é uma parceria entre Calvin Harris (ex-namorado de Tay) com a diva Rihanna, porém o vocal deveria ter sido de Taylor, que compôs a letra. Riri entrou no jogo depois do casal terminar, porém algumas harmonias feitas por Taylor no refrão ainda podem ser ouvidas na versão final da música.

Banheira de Diamantes

taylor swift reputation look what you made me do explicação videoclipe

Pouco antes de mudar para a cena da banheira, a cantora aparece com o vestido do Oscar De la Renta, usado no MET Gala 2014 (início da era 1989). Acontece um corte seco no vídeo e Taylor aparece em uma banheira com diamantes e uma única nota de um dólar. Essa nota ironiza a indenização da cantora pelo processo de assédio contra um radialista. Taylor ganhou o processo, porém esse foi o valor recebido pela cantora. Também, em um Grammy Pro Session, a cantora comentou que muitos a enxergavam como “a riquinha que chora em uma banheira de diamantes”.

Trono

taylor swift reputation look what you made me do explicação videoclipe

Agora em um trono, seus súditos lhe servem o chá. Quem são seus súditos? São cobras! Como diz Tori Kelly na música Funny: “Os mesmos que te louvam, são aqueles que te odeiam”. Talhado no braço do trono, está a frase em latim “Et tu Brute”, ditado que define traição. O sentido vem da peça Júlio Cesar, de Shakespeare, quando o Imperador reconhece seu amigo Brutus como um de seus assassinos, antes de morrer.

Acidente de Carro

taylor swift reputation look what you made me do explicação videoclipe

Caracterizada de Katy Perry, com o Grammy na mão e um leopardo (Roar) no banco do passageiro, Taylor bate o carro, mas é tudo uma armação para os paparazzis que tiram foto adoidados. O carro explode na cara dos fotógrafos, como se a cantora dissesse que quem se preocupa apenas com suas polêmicas, pode acabar mal. Katy e Taylor começaram uma “rixa” desde que uma “roubou” os dançarinos da outra. Desde então, uma passa a bola para a outra, alegando inocência.

Gaiola

taylor swift reputation look what you made me do explicação videoclipe

Taylor veste laranja (roupa de detento nos EUA) e sua cela/gaiola é cercada de paparazzis. Ela, porém, brinca, faz um banquete e, aparentemente, se diverte. No banquete, ainda enclausurada, ela come uma lagosta com acompanhamento de rato (símbolo de traição e dedo-duro).

Roubo

O rótulo de Mercenária foi muito associado à Taylor Swift após todas as histórias de processo por direitos autorais. Tanto com os fãs, que usavam frases de suas músicas em produtos, quanto com serviços de streaming que, de acordo com a cantora, não compensavam todos os envolvidos na criação de uma música da maneira devida.

taylor swift reputation look what you made me do explicação videoclipe

Em um momento do videoclipe, Swift aparece roubando um banco com um taco de beisebol. O nome do banco é Stream Co. (Corporação de Streaming). Isso é uma referência à batalha de Taylor contra os serviços de streaming, como Spotify e Tidal. A diva ainda aparece enchendo sacos de dinheiro e queimando o restante.

Reunião

taylor swift reputation look what you made me do explicação videoclipe

Taylor aparece aqui em posição de ditadora, com um squad em formação, todas parecendo plastificadas e desmontáveis (como brinquedos velhos). Isso pode significar uma afronta às acusações de que seu squad de amigas era falso, feito apenas para listar nomes de celebridades, ou até mesmo uma crítica ao próprio squad.

Ex-Namorados

taylor swift reputation look what you made me do explicação videoclipe

Oito funcionários dançam ao lado de Taylor, representando os oito relacionamentos vazados da artista: Taylor Lautner, Harry Styles, Tom Hiddleston, Calvin Harris, Joe Jonas, Jake Gyllenhaal, Connor Kennedy e John Mayer. Podemos ver no vídeo, os backup dancers com um cropped escrito “I Love T.S.” (Eu Amo T.S.). Essa mesma frase foi usada por “um de seus” namorados, Tom Hiddleston, em 2016. Dizem que a cantora forçou o ator a usar esse top, talvez por isso os dançarinos pareçam tão desconfortáveis ao lado dela no clipe.

Pirâmide de Taylors

taylor swift reputation look what you made me do explicação videoclipe

Em um momento podemos ver a nova Taylor “matando” as antigas – vestidas com roupas de videoclipes e de apresentações marcantes, como os looks do X Factor 2014 e da 1989 World Tour. Taytay também atende o telefone em um momento do vídeo dizendo que “a antiga Taylor não pode atender a ligação porquê está morta”!

Múltiplas Personalidades

Ao lado de um avião escrito REPUTATION – o qual a cantora destrói antes no vídeo – as múltiplas Taylors conversam. O diálogo é composto de referências à tudo que ela já ouviu da mídia e cada faceta de sua personalidade está caracterizada com um dos looks marcantes, que aparecem na Pirâmide. Veja a tradução da conversa:

You Belong With Me: Gente! (com cara de supresa) – se referindo ao começo da carreira, quando “tudo era novo para ela”.
Zumbi Out Of The Woods: Para de fazer essa cara de surpresa, é tao irritante.
Shake It Off: É, você não pode estar tão surpresa o tempo todo!
Dark Taylor (nova): Qual é a dessa vadia? (apontando).
Zumbi Out Of The Woods: Não me chame assim! (irritada) – Referência à música Famous de Kanye, onde ele diz que “fez essa vadia ficar famosa”, se referindo à Taylor.
We Are Never Ever Getting Back Together: Pare de fingir que você é tão boazinha, você é tão falsa.
Motoqueira (nova): Lá vai ela, se fazendo de vítima… De novo…
Vestido do MET Gala: O que você está fazendo? (Olhando para a Taylor à la Katy Perry, que tira uma selfie).
Taylor vestida de Katy Perry: Coletando provas, vou editar tudo isso depois.
VMA Taylor: Eu gostaria de ser excluída dessa narrativa – referência ao momento entre Kanye e Taylor no VMAs.

Relembrando

taylor swift reputation look what you made me do explicação videoclipe

A treta toda entre Kanye West e Taylor, agravada pela divulgação de conversas talvez mal interpretadas, começou nessa cerimônia. Taylor havia recebido o prêmio de Melhor Vídeo Feminino para “You Belong With Me” e, durante seu discurso, Kanye subiu ao palco, tirou o microfone de sua mão e disse que Beyoncé tinha um vídeo melhor.

A camiseta Junior Jewels no clipe de You Belong With Me era de sua ex violista, Caitlin Evanson. Nesta nova versão, ela está assinada por somente alguns amigos de Taylor. Vemos as assinaturas de Selena Gomez, Blake Lively e Ryan Reynolds, Martha Hunt, Este, Alana e Danielle Haim, Gigi Hadid, Lena Dunham, Lily Aldridge, Abigail, Ed Sheeran, Claire Winter, Todrick Hall e Patrick (possivelmente Stump – do Fall Out Boy).

E esse shade?!? Perdoar é de Deus, né galera? “Reputation”, novo álbum de Taylor Swift, está previsto para o dia 11 de novembro.

Explicação do vídeo Look What You Made Me Do, primeiro single do álbum Reputation de Taylor Swift

0no comment
Jade Seba

writer

BIG BOSS, blogueira nascida em Santos. Ama miojo e não abre mão do seu leite com toddy. Também gosta de se inspirar no street style da galera e mostrar seus looks na internet.

Leave a Reply

Follow me @jadeseba

%d blogueiros gostam disto: