BY JADE, DICAS,

FOTOGRAFIA: fazer curso? faculdade? aprender sozinho?

Olá gente, quanto tempo não é mesmo? agora definitivamente eu (hugobarbieri) sou um dos colaboradores do site da Jadoca, e vou falar do que vocês mais gostam que eu fale né? vou falar de tudo o que vocês quiserem de uma maneira bem fácil pra vocês entenderem e me darem esse feedback ok? preciso do apoio e da opinião de vocês, além do que vocês querem saber, é claro.

hugobarbierifoto

Hoje começo falando do início de tudo pra quem quer seguir na área, é a dúvida que bate na cabeça de 90% de quem tá na área da fotografia hoje:

Faço faculdade? faço curso? estudo sozinho? 

Vou começar pela pergunta que mais me fazem:postjade1Eu não fiz curso exatamente por isso, acreditam? *risos* – Eu preferi aprender sozinho tudo o que sei e só depois do retorno financeiro investir em estudo, e faço isso até hoje, sinto a necessidade de estudar sempre pra me atualizar, aprender coisas novas e aperfeiçoar as técnicas que eu já sei e ponho em prática.

Dica 1: Leiam o manual da câmera de vocês (eu fiz isso e lá ensina muita coisa que você vai aprender em curso básico de fotografia)

Dica 2: Use a internet – o Youtube é um bom aliado pra quem sabe usar.

Dica 3: Livros, acho que não preciso falar mais nada né? *haha*

Dica 4: Procure assistência, vagas de estágio com pessoas da área, tanto em estúdios como com fotógrafos da área já, mas lembrem-se, não é fácil, não vá esperando lugar cativo com gente grande, esses NUNCA tem vagas *rsrsrs*

Fazer curso vale a pena?

Bom se você não tem base nenhuma vale muito a pena, pois o curso te dá uma direção e uma didática legal para fazer você pegar tudo no tempo certo, cada grau é um grau, um degrau de cada vez… No geral cursos são bons para quem tem dinheiro pra investir nisso. 

Me indica um curso na minha cidade?

Isso seria impossível pois eu não sei quais cursos existem na sua cidade, mas o Senac é um bom lugar, curso bom e barato.

Faculdade, existe?

Existe sim, mas pra mim é só um pedaço de papel que diz que você é formado, por que Hugo? Bom, primeiro porque na fotografia ou você tem contatos ou você tem contatos e segundo faculdade não julga sua capacidade, mas claro, tem suas vantagens, você aprende as técnicas a fundo, mas em muitos cursos isso também é passado. Se a única coisa que você quer é “aprender”, então veja os itens anteriores.

Faculdade é bom pra quem quer lecionar, dar palestras com uma boa didática entre outras coisas…

Workshops valem a pena?

Confesso que eu já fiz alguns e continuo fazendo, e tenho meu próprio projeto de dar workshops pelo Brasil inteiro, isso seria legal não é mesmo? Pois bem, já me disseram que quanto mais caro o workshop pior ele é, e quanto mais barato talvez ele seja bom pra você aprender, calma, mas tem uma justificativa, quem cobra cara só pensa no negócio, já quem cobra barato pensa em fazer aquilo por amor… 
Eu não concordo muito com isso, pois os workshops que eu faço são bem caros, se você considera R$ 1.500,00 no mínimo barato aí é com vocês né? *hahaha* – mas acredito que depende muito do workshop, vejam o conteúdo, não vai no escuro.

Se seu propósito é aprender a fotografar, existem meios fáceis e baratos. Se o seu propósito é se profissionalizar, talvez a principal pergunta para você fazer não seja “como começar” ou “qual curso fazer”, e sim, “por que quero trabalhar com fotografia?” E essa pergunta só você vai saber responder.

02 comments
Hugo Barbieri

writer

Fotógrafo @hugobarbieri

2 Comments

Avatar

Jansey

AMEI !
Vocês são incríveis!
Não tinha lido algo parecido até agora.
Muito irado mesmo! Sucesso galera!
(Aguardando um WorkShop no RJ)

Responder

Avatar

Isabela

Ahh! Adorei, Hugo! Tava louca pra ver você aqui no blog, já que amo fotografia.

Responder

Leave a Reply

Follow me @jadeseba

%d blogueiros gostam disto: