PERGUNTAS MAIS FREQUENTES SOBRE FOTOGRAFIA

frentepost

 

Oi gente, a Jadoca me convidou para fazer mais um post, e dessa vez responder as perguntas mais frequentes sobre fotografia, postamos no twitter e muitos de vocês fizeram as perguntas, peço aos que não tiveram as respostas que me mandem um e-mail com elas que eu irei responder com todo prazer (hugobarbieri@outlook.com)

Confiram abaixo as perguntas que me fizeram.

pergunta 1

Essa pergunta sem dúvida é uma das mais frequentes e uma das que mais causa debates entre os fotógrafos profissionais e amadores. A resposta é clara, não tem uma marca melhor, existe a que você se ADAPTA melhor, eu testei Nikon e não me adaptei, e quando fui para Canon me encontrei, por ser mais simplificada e além do custo benefício ser melhor também.

pergunta 2

Primeiro indico que estude sobre, saiba se isso é realmente o que você quer, fotografia requer estudo e tempo, além de dinheiro então não jogue no lixo uma oportunidade de investir em alguma outra coisa que talvez você faça mais proveito. Se você já é decidido disso, invista em uma câmera de entrada e procure se atualizar/informar sobre o meio e quem são os que estão em alta para você sempre ter referências profissionais de qualidade. Procure trocar ideia com esses caras para que eles possam te passar a visão deles.

pergunta3

Como respondi acima, procure uma câmera de linha de entrada, na Canon por exemplo: Canon T3, T3i, T4, T4i etc… São câmeras com custo benefício mais baixo e que te entregam uma qualidade bacana para quem está começando, agora se você tem grana pra investir já invista em algo melhor como uma 60D, 70D, 7D e até uma 5d Mark II ou III se achar necessário já começar por cima rsrs (Não falo muito da Nikon por não saber muito sobre elas, mas se informe sobre quais são as linhas de entrada e as profissionais na marca)

pergunta4

Eu sempre gostei da área da moda então para mim foi fácil, mas se você gosta de festas e de pessoas, vai para eventos e se você não gosta muito disso e quer expor uma arte mais pessoal quem sabe você se encontra nas paisagens e tal, tudo varia de acordo com o seu gosto, arte não dá para ter ambição em o que ganha mais dinheiro, é o que você faz melhor sempre e se encontra.

pergunta5

Eu uso o Adobe Photoshop, mas também uso o Lightroom, tudo varia de acordo com o meu humor, quando quero algo que eu possa resolver mais rápido vou direto no Lightroom quando eu quero detalhar muito e inventar algo na hora vou pro Camera Raw do photoshop, pois gosto de concentrar tudo em um software só, mas isso é tudo uma questão de gosto, o que não indico é sair baixando presets, crie os seus, ou então busque presets de qualidade e de profissionais recomendados no mercado.

pergunta 6

Como qualquer área, fotografia dá dinheiro para quem trabalha com amor e sabendo trabalhar, lógico que um profissional de casamento ganha uma boa grana por uma festa, é só saber cobrar o preço justo e certo que vai de acordo com sua experiência de trabalho x qualidade. Assim como um profissional da moda se pegar uma campanha gigante pode ganhar muito dinheiro em poucos dias, isso tudo é muito relativo.

pergunta7

O melhor horário é aquele em que os raios UV são menores, ou seja, antes das 10:00 da manhã e depois das 16:00 da tarde, confesso que não respeito muito isso, pois nunca tenho horários tão vagos para me dar ao luxo, mas pra isso servem os acessórios de iluminação, para facilitar a você não estourar uma foto por exemplo ou ter excesso de sombras, mas tudo varia de acordo com o gosto do fotógrafo, lembrando que os raios UV estragam as lentes, por isso recomendo comprarem filtros UV para diminuir a chance de terem problemas com o equipamento que não é barato. Rs

pergunta 8

A melhor foto é aquela que você se sente bem, dependendo da pessoa o ângulo facilita, mas isso tudo vai da visão da pessoa, recomendo que pratique para o olhar ficar treinado a diversas situações, por exemplo, uma pessoa baixinha é complicado quando se tira de um ângulo de cima, assim como a alta de baixo, tudo é muito relativo, vai de acordo com a visão do fotógrafo. Fotografia é arte.

pergunta 9

Nem sempre, depende da área que você trabalha, ajuda muito, é bom você ter um na mochila, no meu caso trabalho com moda, e quero investir em flashs de estúdio para externa, então requer mais grana e mais mochilas. Tudo parte da lente que você usa também, se for uma lente clara, as vezes o flash é mais para cobrir umas regiões de ponto crítico e não mesmo para iluminar o ambiente como um todo. São situações e situações.

pergunta 10

Depende do que você faz, um fotógrafo de paisagem raramente vai andar com uma lente retrato na bolsa, e sim as grande angulares e zooms. Agora no meu caso que trabalho com moda, sou adepto de lentes claras como a 50mm f/1.4, 24-70mm f/2.8, que facilitam no meu trabalho, é sempre bom ter uma retrato boa e uma grande angular para fazer ângulos diferentes que irão facilitar no seu trabalho.

Bom por hoje é só, espero que eu tenha respondido bem a todas as perguntas que me foram feitas. Lembrando que, estou começando a amadurecer a ideia de ter um blog para falar de fotografia e responder as coisas com ainda mais técnica pra vocês e quem sabe ensinar tudo o que eu sei para muitos que se interessarem. Qualquer novidade vocês irão ficar sabendo. Obrigado mais uma vez a vocês que tanto pedem essas coisas e qualquer hora eu volto.

Deixo aqui minhas redes sociais para vocês conferirem: Facebook, Twitter e Instagram

 

Abraços, Hugo Barbieri

Relacionado

Este post tem 5 comentários

  1. alcoolismo

    Olá aqui é a Ana eu gostei muito do seu artigo seu conteúdo vem me ajudando bastante, muito obrigada.

  2. Dicas Manutenção De Celular

    Sou a Carla Da Silva, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

  3. JULIANA OLIVEIRA

    olá, tenho uma duvida e espero que possa me ajudar…
    Eu atualmente comecei a fazer revelação de foto lembrança nos eventos mas estou com dificuldade de achar um papel com boa qualidade e aonde comprar… minha impressora no momento é a jato de tinta (marca epson), comprei um papel da marca spiral, sendo que a parte de trás do papel é fosca, como se fosse um papel normal, e fui fazer a impressão no evento e por um descuido a folha ficou na mesa molhada e quando peguei o papel rasgou. queria saber se tem e se consigo um papel que seja brilho atrás, mas que nao seja dupla face… obrigada

  4. Midori

    Desde que comecei a me interessar por fotografia, me identifiquei com Nikon. Outro dia fui mexer na Canon de um amigo e fiquei perdida hahahahha’
    Suas fotos são lindas, Hugo! Adoro suas edições! Parabéns 🙂

Deixe um comentário

RECEBA AS NEWS:

Assine o site e receba novidades:

Junte-se a 2.117 outros assinantes
VERSÍCULO DO DIA

JADE X BRUNO

JADE X BRUNO
TWITTER @jadeseba

Twitter @jadeseba

YOUTUBE