BY JADE, Casamento, DICAS,

Bolo de casamento | O guia completo

De bolo de casamento todo mundo entende e gosta, tem de chocolate, nozes, frutas… Mas você sabe quanto tempo antes precisa encomendá-lo? Como reservar até a hora do casamento? Tiramos essas e outras dúvidas

A dica de Fernanda é a de contratar o bolo com uma empresa de confiança que dê qualquer suporte aos noivos caso haja algum dano ao bolo no transporte ou até mesmo no salão de festa. “Afinal, o bolo sempre fica em evidência na festa. Precisa estar impecável. E, além disso, a empresa precisa cumprir as normas da Anvisa para estar livre de qualquer tipo de contaminação alimentar”, recomenda.

Com calcular a quantidade certa? Que fatores influenciam?

De acordo com Júlia, calcula-se entre 50-70g de bolo por convidado, considerando uma quebra de 30%, ou seja, a quantidade de bolo é calculada para 70% do número de convidados, que é a média de pessoas que realmente comparecem à festa.

“Os fatores que influenciam esse cálculo são o horário da festa e a presença de outras sobremesas: nos casamentos de dia, costuma-se comer mais bolo, pois nas festas que acontecem à noite os convidados ficam mais tempo na pista, e poucos voltam para a mesa para comer o bolo; quando a oferta de sobremesas é grande, elas “competem” com o bolo, já que geralmente são servidas antes dele”, indica Júlia.

Fernanda conta que o cálculo feito para servir 60% dos convidados. “Mas, é claro, que têm critérios que aumentam ou diminuem esse consumo, como por exemplo, se vai ter ou não bebida alcoólica, horário da cerimônia, perfil dos convidados, se vai ter jantar e sobremesa, se será uma recepção de bolo e champanhe”, argumenta.

Quais são os tipos e sabores mais pedidos pelos noivos? Existem os considerados “clássicos” e que nunca saem de moda? Quais são os ingredientes mais usados para bolos de casamentos?

Júlia acredita que os tipos de bolos e sabores pedidos variam muito de acordo com o perfil dos noivos e, deste modo, da festa que eles planejam. “Casais mais clássicos costumam preferir bolos de pasta americana, com andares. Casais mais modernos optam por bolos com outros acabamentos, como naked cakes ou bolos com coberturas rústicas. Os sabores preferidos são os clássicos, como massa de nozes com recheio de doce de leite, mas combinações com chocolate e frutas vermelhas também têm boa saída”, aponta.

Para Fernanda, o tipo de bolo mais pedido ainda é o clássico, todo branco, com 3 ou 4 andares. “O sabor mais pedido é o com massa branca e recheios de doce de leite, geleia de damasco, ganache branca, nozes e creme de ovos moles”, propõe.

O bolo precisa combinar com a decoração de casamento? Quais os bolos mais indicados para um casamento clássico, um rústico no campo e um na praia?

Júlia acredita que o bolo já seja parte da decoração, então é legal que harmonize com a identidade visual escolhida para a festa, que depende da preferência dos noivos. “É comum que casais clássicos optem por bolos de pasta americana, enquanto noivos que casam na praia ou no campo escolham bolos com outros acabamentos, como naked cakes e outras decorações mais rústicas”, sugere.

Fernanda concorda: “O bolo precisa conversar com a decoração da festa. Casamentos clássicos ficam lindos com bolos com rendas, laços, poás e/ou flores; já para os rústicos no campo e na praia, ficam ótimos com o semi naked cake e o naked cake com frutas ou flores naturais ou de açúcar”.

Como harmonizar o bolo com os demais doces da festa?

De acordo com Júlia, o bolo pode complementar os sabores dos doces, ou seja, se o bolo for de nozes, por exemplo, os noivos não precisam optar por um docinho com este ingrediente para a mesa.

Existe uma maneira correta para os noivos fazerem o corte do bolo?

Para Júlia, o corte do bolo é um momento tradicional da festa, pelo qual muitos convidados esperam. “Geralmente os noivos seguram a espátula juntos, pois isso simboliza a nova vida como casal, e é nessa hora que são feitas as fotos protocolares do corte do bolo.

Isso pode ocorrer depois do prato principal, para que seja servido como sobremesa, ou ainda no início da festa, para que o serviço de buffet tenha tempo hábil para cortar o bolo para todos os convidados”, opina.

Uma dica importante da Fernanda: “Sempre indico que o corte do bolo seja feito no 1º andar (o maior), para ficar mais bonito na foto com os braços bem posicionados”.

 

FONTE: https://revista.icasei.com.br/

0no comment
Jade Seba

writer

BIG BOSS, blogueira nascida em Santos. Ama miojo e não abre mão do seu leite com toddy. Também gosta de se inspirar no street style da galera e mostrar seus looks na internet.

Leave a Reply

Follow me @jadeseba

%d blogueiros gostam disto: