Diário de Viagem: Cuba | PASSAGEM, HOSPEDAGEM…

De volta ao Brasil, e com experiências incríveis na bagagem, o melhor de viajar é isso, não é mesmo? Vivenciar novas culturas e aprender muito com as diferenças sociais do mundo.

Porque escolhi Cuba? Sempre foi um país que me despertou curiosidade.. Tenho muitos destinos (dos sonhos) em mente também, claro.. mas porque não conhecer mais de uma civilização que vive e tem costumes tão diferentes do que estou acostumada…? Gosto de lugares diferentes e não precisa ser nada luxuoso pra despertar a minha curiosidade.

postcuba7

Esse ano fiz uma pesquisa e Cuba era um destino que estava super em alta, quem acompanhou o desfile da Chanel que rolou por lá? Além disso a trupe “Kardashiana” também deu as caras por Havana pra gravar seu seriado.

PASSAGEM E VISTO:

Juntei 3 amigas e lá vamos nós. Fiz uma escala rápida no Panamá e depois fui direto para Havana (meu destino final!) – A TripViagens me auxiliou na compra das passagens em uma tarifa super baixa e deixou tudo organizado. Vale lembrar que para entrar em Cuba precisa de uma AUTORIZAÇÃO! – no caso de voos via COPA AIRLINES (meu caso!) é só solicitar a TARJETA de IMIGRAÇÃO no próprio check in, curta R$70,00. Para outras companhias é necessário ir ao consulado SP ou Brasília, ou solicitar pelo correio.

tarjeta-del-turista

HOSPEDAGEM:

Lá em Cuba é super comum os “hostels” que na maioria das vezes são casas de famílias cubanas. Pra entrar no clima da viagem não perdemos a chance de ter essa experiência, então optamos por ficar na La Casa De Concordia, são 3 quartos com tamanhos ótimos, bem estruturados, banheiro privativo (bem limpinho!), é tudo bem simples sem luxo, e ainda inclui café da manhã. – www.lacasadeconcordia.com

postcuba3

Não preciso nem dizer que vale MUITO a pena né? A diária sai em torno de 30 CUCs por pessoa (o cuc equivale em média 1EURO), as vezes até menos pois tem quarto de até 4 pessoas.

CÂMBIO

Em cuba existem duas moedas, o CUC que é a moeda turística e outra moeda que é usada apenas para quem mora em Cuba. No caso você só terá acesso ao CUC que gira em torno de 1EURO. A dica é cambiar no próprio aeroporto, no hotel IberoStar também tem cambio. – atenção: eles não aceitam outra moeda, isso inclui euro e dólar, muito menos cartão de crédito!

moedas_peso_cubano01-660x330

TRANSPORTE

No primeiro dia resolvemos sair andando pelas ruas, é tudo tão interessante que você nem percebe o quanto já andou. Porém a parte mais turística de Cuba fica na Havana Vieja, é próximo ao parque central onde tudo acontece, hotéis, restaurante, aluguel de carros antigos, bares, museus e etc.

postcuba4

Táxi: existem os taxis normais e taxis antigos, ambos custam o mesmo preço. Como é raro o uso do taxímetro, tome cuidado com os valores, vale a pena dar aquela “pechinchada básica”. – no terceiro dia conhecemos um motorista super querido que virou nosso parceiro, ele também é guia e deu várias dicas boas. Se for para Cuba entre em contato com ele. – Rene: +53 52956182

rene

postcuba6

Coco taxi: é aquele táxi em formato de coco, super fofo pra turistar mas as vezes o valor não compensa.

Bicicletas: tem também as bicicletas que cabem 2 pessoas, o valor muitas vezes não compensa também, mas quando é algum lugar mais próximo e pelas ruas apertadinhas vale a pena o turismo.

INTERNET / WIFI

Não se anime, não existe internet liberada em Cuba, o país é socialista então o acesso é bem limitado. O meu 3G da VIVO funcionou para whatsapp, receber emails e postar fotos no instagram. – não dava pra ver o feed, nem carregar as fotos, no máximo dava pra ler comentários. Outras operadoras não funcionam.. Uma solução é procurar pontos com WIFI (que são raros!), nos hotéis mais chiques geralmente eles vendem a TARJETA com código de acesso, 1 hora de internet por 5cucs.

tarjeta wifi

Última dica desse post, e mais valiosa:
Prefira água PANNA (vidro) a água cubana (garrafinha)! Rs a água natural do país é bem “grossa”, parece até água de cocô, eu estranhei bastante.

Relacionado

Este post tem 7 comentários

  1. Victoria

    E as praias cubanas ? Você não foi ?

  2. Manú

    Muito interessante todas a dicas e bastante uteis, beijos!

Deixe um comentário

RECEBA AS NEWS:

Assine o site e receba novidades:

Junte-se a 2.117 outros assinantes
VERSÍCULO DO DIA

JADE X BRUNO

JADE X BRUNO
TWITTER @jadeseba

Twitter @jadeseba

YOUTUBE