DICAS,

Spoiler Talk: Star Wars

Star Wars é uma das maiores histórias do mundo do cinema, tanto no tamanho quanto na complexidade e beleza dos personagens e acontecimentos. É um universo com todos os mínimos detalhes criados com carinho e entusiasmo pelo grande George Lucas, tantos na verdade que nem cabem nesse post, por isso recomendo ver os filmes. A ordem dos filmes não é cronológica, mas os fãs de verdade tem o costume de assistir na sequência em que os filmes foram produzidos (4, 5, 6, 1, 2, e 3). Atenção! SPOILER ALERT!

Star Wars

O filme é uma ficção científica. Ele se passa em outra galáxia, não se sabe quando. Existe algo chamado A Força, que é descrita como “um campo de energia criado por todas as coisas vivas – que nos cerca, nos penetra e mantém a galáxia coesa. Ela provém de tudo, ela é tudo”, quase como um Deus, porém que dá habilidades extraordinárias para os que a utilizam de certa forma. Os Jedis são guardiões do lado bom da Força e os Siths são do lado negro da Força, cada um tem seu jeito de usar a Força, buscando Poder (Siths) ou Paz e Equilíbrio (Jedis).

STAR WARS 1

A trilogia nova (1, 2 e 3) acompanha Anakin Skywalker em sua juventude. Ele é descoberto no planeta Tatooine por Qui-Gon Jinn, um Cavaleiro Jedi que acredita que o garoto seja o “Escolhido” para trazer equilíbrio à Força, como uma antiga profecia previu. O Conselho dos Jedis, liderado pelo Mestre Yoda, pressente muito medo no futuro de Anakin, mas o aprendiz de Qui-Gon, Obi-Wan Kenobi, concorda em treinar o jovem (depois do Lorde Sith, Darth Maul, assassinar Qui-Gon). Paralelo à isso o planeta Naboo está sob ataque e a Rainha Padmé Amidala pede ajuda aos Jedis para impedir as Forças Separatistas. O Lorde Sith Darth Sidious (alter-ego do Senador Palpatine do planeta Naboo) planeja o ataque para derrubar o Chanceler Supremo da República Galáctica e tomar seu lugar.

STAR WARS 2

Os dois filmes seguintes narram o crescimento do lado sombrio da Força em Anakin durante os Ataques dos Clones, planejados secretamente pelo Senador Palpatine para destruir a República. Anakin e Padmé apaixonam-se e casam-se, porém quando Padmé fica grávida, o Jedi tem um sonho de sua mulher morrendo no parto e o Senador o convence de que isso é uma visão do futuro e que somente o lado negro da força pode salvá-la (revelando assim sua verdadeira identidade). Anakin fica desesperado e concorda em virar um pupilo do Lorde Sith, tornando-se Darth Vader.

STAR WARS 3

O Senador se auto nomeia Imperador e transforma a República em um Império Galáctico. Vader fica responsável pelo extermínio da Ordem Jedi, mas quando ele tenta destruir Obi-Wan, seu mentor corta suas pernas e o abandona à beira da morte na margem de um rio de lava. Palpatine chega à tempo de salvar Vader, colocando-o na armadura mecânica que o mantém vivo. Padmé é apenas uma das pessoas inocentes mortas por Anakin, porém Obi-Wan consegue salvar os gêmeos Luke e Leia, que são escondidos de Vader, crescendo separados e sem saber quem são seus pais verdadeiros.

STAR WARS 4

A trilogia original começa quase vinte anos depois, quando Darth Vader constrói uma estação espacial chamada Estrela da Morte, capaz de destruir planetas com apenas um tiro, e captura a Princesa Leia Organa (líder da Aliança Rebelde formada para combater o Imperador Palpatine), porque ela havia roubado os planos da Estrela da Morte. Organa, porém, os escondera no dróide R2-D2, um robô que, juntamente com seu colega C-3PO, escapa para o planeta Tatooine, onde Luke Skywalker mora com seu tio e tia. Enquanto Luke limpa R2-D2, um holograma da Princesa aparece, implorando pelo socorro de Obi-Wan Kenobi. Luke ajuda os dróides a encontrarem o Cavaleiro Jedi, que fingia ser um ermitão conhecido por Ben Kenobi. Ele conta a Luke que seu pai, Anakin Skywalker, era um excelente Jedi que foi traído e assassinado por Darth Vader. Os dois contratam uma dupla de contrabandistas, Han Solo e seu co-piloto Wookiee Chewbacca, para levá-los a Alderaan (planeta natal de Leia que foi destruído pela Estrela da Morte), mas ao chegar eles percebem o que houve e invadem a estação espacial para resgatar a Princesa. Obi-Wan se sacrifica para que todos escapem com vida, morrendo pelo sabre de luz de Vader e permitindo que os planos dos rebeldes de destruir a Estrela da Morte se concretizem.

STAR WARS 5

Obi-Wan consegue atingir a imortalidade usando a Força, assim como o seu mestre havia feito, e continua se comunicando com Luke na forma de um espectro luminoso. O quinto filme começa durante a batalha de Hoth, três anos depois. Obi-Wan fala para Luke ir ao planeta Dagobah para começar seu treinamento Jedi com o mestre Yoda, mas quando Darth Vader congela Han Solo em carbonita e captura a Princesa Leia, Chewbacca e C-3PO, Luke precisa salvar seus amigos e interrompe o treino. O Lorde Sith revela então que tudo era uma armadilha e que ele, na realidade, é seu pai. Ele tenta convencê-lo à ir para o lado negro, porém Luke consegue escapar com todo mundo, exceto Han Solo.

STAR WARS 6

O sexto filme começa com Luke resgatando Han das mãos do gângster Jabba the Hutt (pra quem Han devia muito dinheiro) no ano seguinte. Ele então finaliza seu treinamento e Yoda, à beira da morte, confirma que Vader é o pai de Luke. Após a morte de Yoda, Obi-Wan conta para Luke que para se tornar um Mestre Jedi, ele deve enfrentar seu pai, revelando por fim que Leia é sua irmã gêmea. Os Rebeldes estão tentando destruir uma segunda Estrela da Morte ainda em construção, mas Luke confronta Vader enquanto o Palpatine assiste a luta. O Imperador tenta convencer o filho a matar o pai para se tornar seu novo discípulo, mas o jovem consegue se controlar no último minuto, percebendo o que desviou seu pai do caminho certo. Luke decide poupar a vida de Vader e declara orgulhosamente sua lealdade aos Jedi. Palpatine, furioso, tenta matar Luke, mas Vader se recompõe e mata seu mestre, salvando seu filho. Redimido, Anakin Skywalker tira a armadura e morre nos braços de Luke enquanto os Rebeldes destroem a estação espacial e, com ela, o Império.

STAR WARS 7

Para quem é fã da saga, percebe-se que Anakin não é de quem a profecia falava, pois ele levou a Força ao mal extremo no começo e, matando Palpatine, ao bem exremo. Não havendo equilibrio não poderia haver final, então a pergunta agora é: Quem é o Escolhido? Se você nunca viu os filmes ASSISTA, é importante lembrar que os detalhes fazem o filme, mas se você já conhece a trama conte-nos o que você espera do novo Star Wars: O Despertar da Força, que lança dia 17 de Dezembro.

0no comment
Arthur Assaf

writer

Publicitário @arthurassaf

Leave a Reply

Follow me @jadeseba

%d blogueiros gostam disto: